quinta-feira, 19 de abril de 2018

Dona de casa x Independencia - parte 1


A maioria, ou todas nós, fomos criadas para não dependermos de homem, muitas vezes pela omissão da figura masculina em casa ou por sua imposição. A força da mulher está associada à sua independência, a capacidade de tomar decisões e ser dona do próprio nariz. O poder feminino está ligado à liberdade que as acorrentam nas mesas de escritórios, chefes e cargos. O empoderamento feminino no discurso anuncia uma falsa liberdade de ser o que quiser, desde que você queira ser o que o mundo moderno demanda, senão você está sucumbida no machismo patriarcal.

No século XXI a sua profissão fala mais de você do que a sua identidade, o cargo que você ocupa determina o quanto você deve ser ouvida, suas conquistas profissionais são o que refletem o quão empoderada você é e as suas notáveis capacidades são resumidas ao âmbito profissional, a falta de tempo para construir uma família, cuidar do lar, sonhar com os filhos são negligenciados pela admirável rotina empresarial.

A independência e a autossuficiência financeira ludibriam nosso coração, nos fazendo acreditar que o poder vem disto, somos levadas ao abismo do ego, sucumbidas pelos nossos próprios interesses, olhamos tanto para as nossas conquistas que esquecemos de nós, o retorno profissional traz a sensação que somos úteis, capazes e fortes, uma sensação tão boa que nos instiga a querermos cada vez mais.

Decidir ir contra, e de fato ser o que quiser, não ser dominado pela ditadura feminista imposta nas entrelinhas das conversas, dos olhares e muitas vezes de forma clara é um ato de coragem que precisa ser reafirmado todos os dias dentro e fora de casa, dentro e fora de você. Somos a incrível geração que ama a ponto de ter orgulho em se submeter ao chefe e que odeia a ideia de submissão ao marido. O ponto do texto não está em apedrejar o trabalho, mas em colocar cada um em seu devido lugar, te fazer entender que prioridades devem ser priorizadas e não invertidas. O trabalho te dignifica, mas não te constrói, a sua base precisa estar alicerçada em fontes que produzem vida, não nas que te consomem. Não há pecado no trabalho, ele foi criado pelo Senhor como forma de trazer sustento, mas ele é pecaminoso quando passa a ser sua fonte de identidade, realização e felicidade.

Inevitavelmente iremos depender de pessoas, seja do seu chefe ou do seu marido. Somos seres dependentes emocional, financeira e psicologicamente, a independência anunciada apenas muda o foco da dependência, ao invés de dependermos do marido passamos a depender do chefe, da empresa e do resultado profissional, o fato é que quando depositamos quem somos naquilo que fazemos nos tornamos vulneráveis às instabilidades da vida, no entanto quando dependemos do Criador para descobrir quem somos e como fonte de felicidade, entendemos que há mais valor nas conquistas eternas e mais poder em ser Filha do que em qualquer outro lugar.

O empoderamento está em se apropriar das suas características únicas, sem querer ocupar nenhum lugar que Deus não esteja simplesmente para provar que é capaz, é fazer tudo que vem a sua mão da melhor forma como meio de glorificar ao Senhor, é descobrir no Criador o seu chamado e não abrir mão dele simplesmente porque a sociedade espera que você faça outra coisa, é estar tão certa de quem você é no Senhor que pode fazer qualquer coisa sem se perder, mas que escolhe fazer exatamente aquilo que você foi criada para fazer. Sim, Deus se alegra e usa o trabalho profissional de suas filhas assim como de seus filhos para expansão do Reino e como provisão, afinal Ele te capacita e te oferece saúde para isto, mas acima de tudo Deus te oferece uma família que precisa ser edificada pela sua vida, uma casa que precisa muito mais que alguém para arrumar e limpar, mas para adornar com o aroma suave do Pai.


Você pode ocupar cargos em grandes empresas, mas jamais negligencie o seu chamado como mulher para transformar sua casa em um lar, não terceirize a apresentação de Jesus para as tias da escola bíblica, também não resuma seus encontros com o seu marido a jantares com celular. Você é uma influenciadora, foi criada para gerenciar a vida das pessoas mais importantes do seu mundo, que você faça isso de baixo da graça e do temor do Senhor. Que você não se perca nos manjares do mundo e que você desfrute do banquete que há em adornar sua casa com oração, conselhos sábios e amor.


Larissa F. Couto

terça-feira, 3 de abril de 2018

Os sussurros suaves do Pai.



Em uma enxurrada de dias nebulosos, alguns são mais escuros que outros. Aprender que na sequencia sombria, ainda existe luz e sempre existirá é exercitar a fé e ser lembrada na pratica que não é porque não vejo que não existe, mas porque Ele é e porque as Suas promessas existem eu posso descansar.

Sim, eu sei que não é fácil. Estamos no mesmo barco. Ainda pré ocupo meu coração pelas circunstancias, permito que os barulhos do dia a dia se tornem gritos na minha alma, muitas vezes a ponto de silenciarem a única voz que realmente importa. Dou autoridade para as situações tirarem a minha paz e engano a mim mesma lidando como se tudo dependesse de mim.

Apesar do propósito ser o mesmo, Cristo glorificado em nós, existe um chamado único para cada uma de nós. Há promessas de Deus sobre a sua vida, promessas exclusivamente suas. Há lugares que Deus quer te levar onde ninguém jamais foi, a sua forma de falar, de enxergar o mundo, lidar com a vida te levam a uma revelação única de quem Deus é e do que você pode fazer por meio dEle.

Tenho aprendido que realizar os feitos de Deus não te isenta do medo, eles vão existir, mas depositá-los em Deus faz com que Ele o lance fora. A coragem não vem de um coração sem medo, mas que reconheceu o seu tamanho e o tamanho de Deus e, por isso, escolhe se esconder na Sua sombra.

Elias depois de ter destruído todos os profetas de Baal, teve medo. Ele sacudiu Israel por meio do Senhor, mas se viu desesperado pela perseguição de uma mulher. Na força de Deus você consegue a fazer coisas impossíveis a ponto de serem inimagináveis pela sua própria força. Não importa aquilo que você já realizou em Deus, todas as vezes que seus olhos fugirem daquilo que você é e pode nEle, você se angustiará, pois, de fato, é apenas nEle que os gigantes são destruídos.

Quando Elias fugiu para o deserto e desejou morrer, Deus declarou sobre Ele que a sua historia ainda não tinha terminado e mais uma vez Elias provou do Deus provedor e protetor. Deus te enxerga nos desertos da sua alma. Deus enxerga as suas lagrimas, as tentativas de fuga e ainda sim declara sobre a sua vida uma nova vida, uma saída, um refugio.

Elias se escondeu na caverna e Deus insistiu em procurá-lo (Deus sempre vai te procurar). Ele achou que encontraria Deus no vento, no terremoto e no fogo, mas Deus não estava lá. A voz de Deus é poderosa como um vento forte capaz de criar e destruir todas as coisas, mas Ele não estava no vento, a voz de Deus é forte e poderosa para fazer céus e terra estremecerem, mas Ele também não estava lá, assim como poderia estar no fogo, pois a Sua voz é poderosa para nos refinar como fogo refina o ouro, mas Ele não estava, porque Deus pode estar em tudo, mas quando se trata de um filho, Ele quer ser Pai e Ele escolhe falar com seus filhinhos com o sussurro suave de amor e de paz.

Na maioria das vezes procuramos ouvir Deus de formas extravagantes, quando na verdade é no silencio, é quando aquietamos a nossa alma, no secreto da intimidade de Pai e filha que conseguimos ouvir os sussurros da Sua verdade.
Existem coisas particulares que Deus quer falar com você, apenas com você, por isso, não permita que nada nem ninguém atrapalhe você de ouvir a voz do Pai. Sempre fui muito receosa para definir se algo que eu ouvi ou senti tenha sido realmente de Deus para minha vida ou é apenas fruto do meu coração enganoso, então sempre terceirizei para minha mãe, amigas de oração, amigos próximos o que de fato Deus queria que eu fizesse.

Mas tenho aprendido que existem palavras e direcionamentos do Senhor para minha vida gerados por momentos de intimidade só Nossos, que ninguém mais conhece, então muito provável que inicialmente não entendam alguns dos Seus direcionamentos e posicionamentos, por isso, não devo por a prova o que Deus tem ministrado a mim simplesmente porque para eles a ideia ainda não está madura. O que não me isenta de buscar sempre por discernimento, para não ser confundida com os desejos do meu coração ou silenciada pelo medo, mas sempre encorajada pelo Espirito Santo, ainda que pareça loucura, afinal, Deus age de forma loucamente sábia e nos leva a uma aventura assustadoramente maravilhosa todas as vezes que decidimos ser guiados pela Sua voz.

Que não haja nada entre a voz do Senhor e o seu ouvido. Ouça os sussurros suaves do seu Pai.

Larissa F. Couto