segunda-feira, 20 de junho de 2016

Como amar?



Ao olhar para a situação da igreja atual, percebo que sobra fé para o que é conveniente e falta fé para o que é essencial. Queremos acreditar no “nosso Deus” - aquele que criamos para satisfazer os nossos desejos, vontades e sonhos. Qualquer coisa diferente disso é cruel, egoísta e injusto. Chega a ser engraçado ouvir pessoas falando sobre o “egoísmo” de Deus uma vez que só nos incomoda porque fere o nosso egoísmo, a nossa conveniência e zona de conforto. É lamentável ver cristãos anulando a palavra de Deus pelo senso de amor que eles próprios inventaram, como se fosse possível o verdadeiro Amor (Jesus) não saber amar, como se fosse possível não ser atemporal as verdades do único Deus, criador e condutor de todas as coisas. 

A verdade é que, atualmente, os cristãos inflados do seu ego e das suas convicções, querem ensinar para Deus como ser Deus, como ser justo, como ser amor. A verdade é que cristãos cortam e recortam partes da Bíblia para que fique mais amigável e menos dura, preferem ferir a santidade de Deus do que seus próprios achismos ou ficar mal diante de pessoas e da sociedade. 

“Como mensageiro de Deus, dou a cada um de vocês esta advertência: Sejam honestos na avaliação que fazem de si próprios. Que as vossas capacidades de julgar sejam temperadas, dirigidas pela própria fé que Deus vos deu.” 
Romanos 12:3 

Quando contemplo os teus céus, obra dos teus dedos, a lua e as estrelas que ali firmaste, pergunto: Que é o homem, para que com ele te importes? E o filho do homem, para que com ele te preocupes?” Salmo 8.3,4

O verdadeiro amor não é aquele que finge não enxergar os erros e pecados, pelo contrário, o verdadeiro amor não se preocupa em amaciar o ego do outro, mas deseja cuidar da alma e por isso exorta em amor, ensina em amor, porque ser igreja é amar, mas será que sabemos o que é amar, será que queremos aprender a amar verdadeiramente? 

Deus é amor e os seus atos de amor NUNCA feriram ou ferirão a sua santidade, Ele é essencialmente fiel a Ele mesmo, antes de qualquer outra coisa. Por isso deve ficar claro que qualquer demonstração de amor que fere a santidade de Deus não é legítimo e não agrada ao coração de Deus – isso é independente do que você acredita. 

Demonstrarmos amor pelo pecador, não significa de forma alguma concordar ou apoiar suas atitudes pecaminosas, mas acolher através do respeito, cuidado e ensino, nunca sendo omisso com a palavra de Deus. Li que se achamos pecado ser homossexual puxamos o gatilho junto com o atirador do caso de Orlando e isso me deixou no mínimo intrigada (até porque vi isso em perfis de pessoas cristãs). Eu acredito que o homossexualismo é pecado, uma vez que o meu padrão de fé e prática me diz que é e não puxei o gatilho para matar aquelas pessoas, porque existe um abismo gigante entre entender o pecado, lutar contra ele (estou falando dos meus também) e odiar a pessoa que comete o pecado. 

Jesus nunca apoiou qualquer coisa que difere da palavra de Deus (Bíblia), ele veio para testificar o que já tinha sido escrito, não apedrejar a mulher pega em adultério não fez com que ele apoiasse o adultério, mas acolhesse a pecadora e orientasse para que ela vivesse uma vida longe do pecado. Precisamos entender o que é o amor verdadeiro, precisamos parar de acreditar nas teologias do facebook, e buscar entender quem Jesus é na Bíblia. Precisamos fazer a diferença no mundo por amar de tal forma que leve pessoas a serem transformadas e não acomodadas com seus próprios pecados. 

Onde Jesus passou vidas foram impactadas, porque não importava o que a sociedade pensava dele ou o que a sociedade impunha para ele, Ele sabia qual era a sua missão, Ele sabia qual era a verdade e Ele pagou com a sua própria vida o preço de viver por ela. Se queremos ser como Ele devemos entender que o mundo não é o nosso lugar, as verdades desse mundo não são as nossas, a nossa casa é o céu, a nossa verdade está na Bíblia e o nosso coração e olhos precisam estar voltados para o Alto, para que as tentações deste mundo caído, corrompido pelo pecado não contamine nossa mente, não estrague o que Deus pode fazer através de nós. 

A verdade é que amor é muito mais profundo que letras de músicas, textos de escritores famosos, o verdadeiro amor tomou forma de homem, viveu aqui para nos ensinar exatamente como amar, o problema é que ao invés de nos empenharmos diariamente em aprender com a vida dele, temos preferido basear o nosso senso de amável no que as músicas, frases de facebook e pensamentos de instagram dizem. 

Temos vivido o lamentável momento da igreja que escolhe ser cada vez mais conforme os padrões deste mundo, que prefere ser favorável e inclinada para as inverdades pregadas, que alimentam o “eu” de cada um . A terrível geração que volta a crucificar Jesus em troca da aprovação de homens, que se perdeu porque não se empenha em descobrir o caminho que Jesus trilhou, geração alcançada – talvez – mas pouco transformada e por isso pouco transformadora. 


“E assim, irmãos, peço-vos, através do amor de Deus, que dêem as vossas vidas a Deus. Que elas sejam como que um sacrifício vivo, santo, para Deus - o tipo de sacrifício que ele aceitará. Quando pensamos em tudo o que ele fez por nós, será isso pedir muito? Não se conformem com os padrões e costumes deste mundo, mas sejam como gente diferente, através da renovação da vossa maneira de pensar. E dessa forma conhecerão o que Deus deseja que façam, e verão como a sua vontade é realmente boa, agradável e perfeita.”- Romanos 12: 1-2


Larissa F. Couto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário