quinta-feira, 10 de março de 2016

Meu coração caridoso?


Nosso “Entre meninas” estudou “Eu e meu coração CARIDOSO”. E de alguma forma esse assunto me intriga muito. Como ser caridosa? O que é ser caridosa? Qualquer um pode ser caridoso?
Estudando sobre este tema, a partir apenas do significado no dicionário aprendi que Deus espera de mim um coração piedoso e não caridoso. Quando olhamos para o dicionário percebemos que ainda que sejam bem parecidas, algo muito grande diferencia PIEDADE de CARIDADE: A GRAÇA DE CRISTO.

Olhando para bíblia, todas as vezes que as mulheres recebem instrução ou elogio quanto ao seu caráter, a característica dita é PIEDOSA. A caridade, o bem ao próximo, estar disposto para ajudar aos necessitados é algo admirável, mas não foi apenas para isso que Cristo nos redimiu. A caridade pode ser feita por quem foi alcançado com a graça salvadora de Cristo e por quem não foi, mas a piedade vem de um coração regenerado pelo sangue de Cristo, somente aquelas que possuem suas vidas dirigidas pelo Espírito conseguem se tornar mulheres piedosas e realmente cumprir o propósito pelo qual nós fomos criadas.

A caridade envolve suas ações, já a piedade trata o seu coração. É mais do que uma vontade de ajudar ao próximo, mas trazer o Reino do Senhor com nossas ações, a piedade envolve nossos pensamentos e coração, antes mesmo das nossas atitudes.

Paulo quando escreve para Tito começa a carta dizendo “Paulo, servo de Deus e apóstolo de Jesus Cristo para levar os eleitos de Deus à fé e ao conhecimento da verdade que conduz à piedade” Me chamou muito a atenção para esse versículo porque mostra como a piedade é gerada, e por isso a enorme diferença em relação à caridade. A piedade é fruto de um caráter tratado por Cristo, gerado através da fé. O coração piedoso vem conforme conhecemos a palavra do Senhor, nos aprofundamos em um relacionamento com o Pai.

Precisamos entender a nossa real importância. A criação só ficou completa quando fomos criadas, somos como a cereja do bolo para o mundo, no qual precisamos ter o sabor dos céus para revelar ao mundo a Glória de Deus. 
Nós mulheres temos muito forte a sensibilidade pelo próximo e pelas situações ao nosso redor, fomos criadas com a possibilidade de trazer ao mundo a piedade. A influência da mulher vem da necessidade de uma influencia piedosa, por isso fomos escolhidas por Deus para ensinarmos nossos filhos, precisamos ensiná-los a andar no caminho de piedade e não de caridade.

O chamado do Senhor não é pelo que acontece do lado de fora, mas do lado de dentro, em nossos corações. Muito mais que boas ações, Cristo quer corações bons, não porque Ele olhou e encontrou algum coração bom e se alegrou, mas porque enxergou corações que dependem dEle para serem, se colocam aos pés dEle para desejarem aquilo que ainda não desejam, olhar com os olhos que ainda não enxergam, amar com o coração que ainda sente.

 Quanto às mulheres idosas, semelhantemente, que sejam sérias em seu proceder, não caluniadoras, não escravizadas a muito vinho; sejam mestras do bem, a fim de instruírem as jovens recém-casadas a amarem ao marido e a seus filhos, a serem sensatas, honestas, boas donas de casa, bondosas, sujeitas ao marido, para que a palavra de Deus não seja difamada”. Tito 2:3-5

A mulher piedosa traz a essência da bondade e santidade através das suas atitudes em seu dia-a-dia. Vocês entendem que piedade é mais, muito mais do que ajudar aos necessitados, é entender que NÓS somos necessitadas, dependentes da graça do Senhor para que o meu coração sujo não se vanglorie da caridade que eu fizer, para que o meu ego não seja alimentado pelos meus pensamentos de falsa modéstia. Só fazemos coisas realmente boas, porque Ele habita em nós, é Ele quem realmente é bom, Ele é a caridade encarnada, e é por meio dEle que nos tornamos capazes de amar sem desejar nada em troca, nem um sorriso ou um sentimento de gratidão, fazemos por meio dEle e para Ele e ponto.

A recompensa das mulheres piedosas não está nesse mundo, mas na casa do nosso Pai e com certeza quando chegarmos lá Ele estará nos esperando com uma festa maravilhosa. O problema é que temos aberto mão de sermos a mulher que Deus espera de nós, porque já queremos a festa nesse mundo, a glória e o reconhecimento dos nossos amigos, da nossa liderança. Os olhos da mulher piedosa estão sempre para cima, para o Pai e não para os lados, porque se o nosso foco não está nEle, se Ele não é a fonte que gera em mim o desejo de realizar boas obras, então nem mesmo as nossas atitudes boas, agradam os coração dEle.

Mulheres piedosas são modéstias no vestir, como assim? Sejam cuidadosas não só com as necessidades físicas do próximo (de comida ou roupa), mas não levem os meninos a pecarem ao olharem para vocês com roupas curtas, justas ou decotadas demais. Tem como sermos lindas, estilosas sempre precisar ser provocativa, sem precisar ser pedra de tropeço para o mais fraco.

Em 1 Pedro 3:3-4 “Não seja o adorno da esposa o que é exterior, como frisado de cabelos, adereços de ouro, aparato de vestuário; seja, porém, o homem interior do coração, unido ao incorruptível trajo de um espírito manso e tranqüilo, que é de grande valor diante de Deus”.

O que tem valor pra o Senhor e por consequência para homens que amam ao Senhor acima de todas as coisas é o que está dentro, a beleza da mulher deve vir do coração piedoso. Mulheres piedosas são sábias, a beleza da mulher piedosa revela a beleza de Deus, porque vem de dentro. A mulher que deseja ser piedosa tem uma vida que busca ao Senhor, uma vida de oração, uma vida santa, só assim para ter o coração do Senhor pulsando sobre nossas atitudes.

Mulher piedosa perdoa, tem ato mais caridoso do que perdoar? Do que abrir mãos do meu senso de justiça, da minha necessidade de ter razão, ou de achar que sou tão boa que não merecia sofrer isso, ou passar por aquilo. A falta de perdão vem de um coração arrogante, que se coloca acima do erro do próximo, esquecendo que é tão pecador quanto o outro, e que é sujeito a erros tanto quanto o outro. Vem de um coração prepotente que acha que ele pode até errar, mas nunca o erro dele será como o do outro. Perdoar é o ponto chave para quem entendeu o amor de Deus, pra quem entendeu que é pecador, necessitado do perdão de Deus. O perdão é fruto de um coração piedoso, humilde, que se coloca no lugar do outro, mesmo quando esse outro te ofendeu.

Façam coisas boas, mas façam porque Ele conduz vocês para isso, façam porque Ele quem fez primeiro no coração de vocês. Encham o mundo de amor, porque vocês tem o verdadeiro amor habitando em vocês. Em 1 Timóteo 2:15 diz: “Mas a mulher será salva, tendo filhos, se ela continuar com pureza, continuar na fé, no amor e na dedicação a Deus.” Salvem o mundo através de seus corações piedosos, gerem filhos na fé, permaneçam no Senhor, permitam Deus tratar o seu interior. 


Larissa F. Couto

Nenhum comentário:

Postar um comentário