domingo, 1 de outubro de 2017

Quando a gratidão anula meu senso de recompensa.

Foto: Gabriela Muller

Desde semana passada queria falar sobre gratidão, afinal hoje é meu aniversário e tenho muitos motivos para agradecer, mas aconteceram algumas coisas que me incomodaram – ainda me incomodam enquanto escrevo. Tenho orado insistentemente para que meu coração não seja dominado por nada que não seja gratidão, ainda que as situações não tenham sido como eu esperava, que eu não tenha sido tratada como desejava. É impressionante como basta acontecer algo ruim para sucumbir todas as coisas boas que temos vivido.

Em meio a tantas orações tenho descoberto que sempre serei pior do que penso que sou, mas que o amor de Deus é superior e encobre todo erro, não para acobertá-los, mas porque Ele também gosta de nos trata no secreto. Tenho aprendido que a gratidão vem de um coração que reconhece a sua posição de pecador, que sabe sua posição diante de um Deus Santo e perfeito, por isso, reconhece não ser merecedor de nada tanto de Deus como das pessoas. Como é bom saber que a graça de Deus é tamanha que me torna apta a ser filha mesmo quando insisto em esquecer disto.

Como é difícil abrir mão do nosso senso de recompensa. Aplicar na prática o fruto da graça pagando o mal com bem, dar espaço para que Cristo seja revelado no lugar do meu ego, daquilo que acredito ser meu direito e entender que tudo que eu preciso receber – não que eu mereça - já foi conquistado na cruz e como se não bastasse até hoje recebo demonstrações desse amor e cuidado no dia a dia.

Definitivamente a salvação precisa ser suficiente para que eu ofereça graça independente das circunstancias ou pessoas. A gratidão vem de um coração humilhado por entender que não há mérito nenhum em fazer o bem, tudo que há de bom em nós ou as coisas boas que fazemos não veio de nós, mas dEle, nós recebemos para oferecer e essa humildade se revelará diretamente na forma como lidamos com o erro dos outros. PERDOE! Não basta ouvir, ler, saber ou crer na graça do Senhor se não a vivemos a ponto de permitirmos que ela mude a forma de nos relacionarmos com Deus e com as pessoas que nos cercam.

Por incrível que pareça, eu termino esse texto com meu coração totalmente grato porque Ele se revelou na minha fraqueza e dor enquanto escrevia, porque Ele não quis só a minha gratidão pelo que Ele já fez em mim durante esses 25 anos, mas porque Ele queria fazer algo hoje e Ele fez. Meu coração está grato porque Ele não me poupa das dificuldades, são elas que me fazem olhar para cima e, por isso, Ele se aperfeiçoa em mim em cada uma delas. Quanto cuidado, quando amor! Sou totalmente grata por tudo que já vivi até hoje e essa gratidão instiga meu coração a ter fé por tudo que Ele ainda irá fazer.

Pai, que todos os meus dias sejam Teus, que meu coração seja gracioso ao lidar com as divergências dos relacionamentos, que eu aprenda em Ti a ter um coração firme nos Tuas promessas imutáveis, independente das instabilidades da vida. Me ensine a viver cada dia, para que eu possa alcança um coração sábio (Sl 90:12). Obrigada por me mostrar mais uma vez que a Tua graça é suficiente para todas as áreas da minha vida. Me ensine a entender e aplicar a GRAÇA na forma de viver. Preencha os espaços que o meu ego ocupou e se revele a mim!!



Larissa F. Couto

2 comentários:

  1. Que texto, lindo!! Obrigada pelas palavras, amei ler cada uma!!

    ResponderExcluir
  2. Lindo Larissa. Que Deus continue te abençoando e capacitando para Sua obra. Parabéns!

    ResponderExcluir