quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Andar com Deus.



Deus tem agido em minha vida e falado comigo de uma forma maravilhosa, Ele tem tratado meu coração e amadurecido a minha fé. Sou grata a Ele por essa misericordiosa e perfeita forma de me amar.

Deus sempre quis trabalhar em minha vida, tratar meu coração, mas eu sempre impedi esse agir. A minha preguiça, meu orgulho, a minha falta de tempo para as coisas do Senhor retardaram o meu amadurecimento com Ele. Nós sabemos que existe uma vida mais preciosa, mas deixamos de lado diariamente devido aos nossos afazeres, trabalho, estudo. A prioridade de nossas vidas deixou de ser agradar a Deus em todo o tempo. Vivemos tão apressados, com tantas cobranças e objetivos em coisas terrenas que deixamos de andar com Deus verdadeiramente.

Eu sempre passei o olho pela parte genealógica da bíblia, mas há um mês tendo meu momento com Deus, percebi a riqueza de Gênesis 5.24 : “E andou Enoque com Deus; e não apareceu mais, porque Deus para si o tomou.”

Somente Enoque e Elias são mencionados na bíblia como homens que não presenciaram a morte, mas Deus os levou para si, porque verdadeiramente andaram com Deus.

A morte nunca foi parte dos planos de Deus para nós, porém é fruto do nosso pecado. No versículo 5 lemos uma série de pessoas que nasceram, geraram e morreram, mas no versículo 24 lemos algo inusitado, Enoque foi tomado por Deus porque andou com Ele. Enoque não “viveu”, ele “andou” com Deus. Andar com Deus está acima do viver com Ele. O verbo “andar” usado nesse texto é o mesmo usado quando fala de Adão e Eva no Jardim do Edém, significa deixar de viver por si mesmo e viver para Deus, avaliar nossos pensamentos, depositar o nosso coração, as nossas dúvidas no Criador, crendo que Ele tudo sabe e tem o melhor para nós.

Temos buscado Deus para ficarmos mais ricos, mais poderosos, carregamos o nome de Deus para profetizarmos coisas que não vem dEle. Paramos de procurar viver a vontade de Deus porque estamos esperando que Deus viva e realize as nossas vontades.

Como poderemos romper os ciclos de mera existência de nascer, estudar, casar, trabalhar, ter filhos, aposentar e morrer? Em outras palavras, como vamos andar com Deus em cada uma destas etapas da vida e transformá-las à luz da presença eterna e santa de Deus? A vida de Enoque nos traz a resposta. Ela nos mostra a graça de Deus no meio de um dos capítulos mais tristes da Bíblia. Ali a marcha fúnebre pára de vez, e só ouvimos as cordas da vitória. Para escapar do aguilhão da morte, precisamos andar com Deus pela fé.
“Enoque não atingiu este ideal de vida pelos seus próprios esforços; mas, sim, pela fé. Conforme o autor de Hebreus, viver pela fé foi para Enoque seu segredo para estar com Deus (Hb 11:5,6). A maior prova de nossa fé ser verdadeira é o andar com Cristo (Tg 5.13-14). Enoque tinha um Deus tão grande e um “eu” tão pequeno que a única opção para ele foi viver na sombra deste grande Deus. Ele não confiava em seus próprios pensamentos, sonhos e planos (Jr 17.9), mas, sim, confiava que Deus existe e que galardoa aqueles que andam com ele. Acreditava que valia a pena andar com Deus e nele confiar, apesar das pressões de sua sociedade pecaminosa.
“A vida dos que se abandonam em Deus é sempre misteriosa. Recebem presentes excepcionais e miraculosos, entregues através das experiências mais comuns, naturais e casuais, nas quais não parece haver nada extraordinário. O sermão mais simples, a conversação mais banal, o livro menos erudito, tudo é fonte de conhecimento e sabedoria para estas almas, graças ao propósito de Deus. É por isso que, cuidadosamente, eles recolhem as migalhas que as mentes brilhantes menosprezam, porque para eles tudo é precioso, uma fonte de enriquecimento.” (Jean-Pierre de Caussade)
Enquanto algumas pessoas levam suas vidas sem Deus e vivem a procura de sentido através de coisas mirabolantes. Nós que temos Deus e vivemos pela fé, desembrulhamos em todos os momentos os presentes do nosso Pai para conosco. A presença de Deus resplandece e modifica cada detalhe da nossa vida e por isso nos tornamos pessoas satisfeitas. Dando graça por cada segundo, sabendo que todas as coisas cooperam para o bem de nós, filhos de Deus.
Deus é o sentindo da nossa caminhada, é através dEle que recebemos o legado de transmitirmos o amor de Deus e as maravilhas do Teu Reino ao mundo.
“Um dia Enoque e Deus estavam passeando, como de costume, quando de repente Enoque olhou para o relógio, viu que era tarde, e disse: “Deus, é muito tarde, preciso voltar para casa”. Porém Deus lhe respondeu: “Enoque, parece que estamos mais próximos hoje de minha casa. Que tal você pernoitar comigo hoje?” E Enoque nunca mais voltou.”
Quando li essa frase foi inevitável não chorar. Deus mudou a minha vida através dessa frase. Que voltemos nossos olhos para Deus, que nos entreguemos a Deus para que Ele conduza as nossas vidas a um grau de intimidade, de obediência acima do que já temos vivido.  Que verdadeiramente possamos estar ANDANDO com Deus e permanecermos nEle.
“Há muitas coisas que poderiam ser escritas no meu sepulcro, mas acho que descobrimos neste texto a melhor de todas. “Ele andou com Deus”. Se você ou eu morrêssemos hoje, seria isso o que as pessoas falariam a nosso respeito?
Larissa F. Couto

Um comentário: