quinta-feira, 8 de fevereiro de 2018

Dependencia emocional.


Esse assunto foi muito pedido e demorei um pouco porque quis escrever de forma a te impulsionar a viver a liberdade de se descobrir no Criador, o poder de ser gerada de forma “assombrosamente maravilhosa” para ser extensão dos céus.

A dependência emocional em qualquer fonte que não seja Cristo defraudará o seu coração. Todas nós temos expectativas, necessidades emocionais que jamais serão supridas por homens ou conquistas, as necessidades da nossa alma só podem ser saciadas pelo Espírito. É desgastante e sufocante depositar sobre alguém ou algo expectativas incapazes de serem atingidas.

Existem necessidades emocionais que seu marido não pode suprir e ainda que viesse a trocar de marido continuariam em falta, porque o único capaz de te completar é Jesus, nosso primeiro marido. Muitas pessoas começam relacionamentos – amorosos ou amizade – com a intensão de se tornarem completas, isso faz com que ao invés de somar, se suguem. Relacionamentos devem COMPLEMENTAR aquilo que já foi plenamente preenchido pelo Criador.

A urgência para suprir carências emocionais legitimas faz com que o padrão de escolha diminua, nos tornando vulneráveis. Esquecemos quem somos, negociamos nosso valor e de forma ilegítima expomos aquilo que temos de mais precioso.

A insegurança em quem somos faz com que ter alguém seja mais importante que ser alguém. Desenvolvemos relacionamentos doentios porque não estamos prontas para vive-los. Quando o amor é despertado não quer dizer que seja tempo de vivê-lo, mas de se preparar. Queimar etapadas, diminuir padrões estipulados por Ele, negociar valores Eternos são frutos de um coração que está no lugar errado, tudo que é fruto de ansiedade não vem de Deus e precisa ser parado.

A dependência emocional faz com que coloquemos o outro em uma posição que não é dele, entregamos nosso mundo para alguém incapaz de sustentá-lo. Nos tornamos inseguras em relação a nós e aos outros, vivemos com a necessidade de aceitação e aprovação, nos tornamos controladoras, a hipótese de perde-lo nos apavora, nos acorrentamos em uma relação devastadora com a ilusão de suprir carências que se tornam cada vez maiores.


Sim, existem pessoas que merecem o seu coração, mas há locais dele que só podem ser acessados por Deus. A dependência emocional inevitavelmente gerará traumas. Saber quem você é, descobrir que o seu potencial vem de um relacionamento vertical te permite ser livre de qualquer voz que não ecoe da Eternidade. O nosso primeiro marido está a nossa espera para entregar novas roupas ao nosso coração, trazer cura aos traumas gerados por relacionamentos imaturos e trazer maturidade para os futuros relacionamentos. Um coração sadio é um coração escondido no Alto que sabe exatamente quem ele é e o que Ele merece.

Larissa F. Couto

Nenhum comentário:

Postar um comentário