domingo, 22 de maio de 2011

Pastores de almas.


“Ai dos pastores que destroem e dispersam as ovelhas do meu pasto!- diz o Senhor.” Jeremias 23.1

Já tinha lido esse texto antes e sempre tinha pensado que ele se referia somente aqueles que estudaram teologia, se formaram e são lideres de alguma igreja. Mas hoje pela manhã, quando fui fazer meu devocional, Deus falou comigo de uma forma muito especial sobre esse texto.

Quando Jesus fala que devemos dar frutos, Ele não se refere só a atividades de evangelismo de abordagem pessoal ou impessoal. Deus fala que devemos dar frutos na fé, frutos do espírito santo em nós. A nossa vida tem que ser totalmente voltada a gerar frutos, de maneira que vivamos vinte quatro horas obedecendo a sua vontade.

Temos responsabilidade na vida de nossos irmãos, somos corpo e por isso devemos estar todos totalmente ajustados ao plano de Deus para que haja aproveitamento completo de cada parte do corpo. Somos parte da árvore de Cristo, e devemos cuidar para que tudo aconteça da maneira de Deus.

O pastor deve orientar na vida espiritual das pessoas, e todos nós devemos entender que não há separação da nossa vida espiritual e carnal, em todo tempo somos espírito e devemos nos preocupar sempre com o bom uso dEle. Portanto todos nós temos o dever de orientarmos uns aos outros a vivermos uma vida santa, dentro dos princípios de Deus.

Hoje em dia, acreditamos que pastorear é uma obrigação só do pastor titular da igreja local e o diabo se aproveita disso para que não cumpramos com o nosso papel de irmãos na fé, para que não confrontemos, repreendemos e não ensinemos em amor de maneira bíblica, deixando tudo somente nas mãos do pastor da igreja. Todos nós somos igrejas e exercemos papel de influencia na vida daqueles que tem contato conosco, e esse contado deve ser usado para a glorificação de Deus, de forma que voltemos nossos relacionamentos para a vontade dEle e comecemos a dar frutos segundo a Sua ordenança.

Deus cobrará de nós, conforme a sua justiça as suas ovelhas. A obra dEle nunca deixará de ser feita, a sua vontade nunca deixará de ser cumprida, mas que possamos por misericórdia ter o privilégio de participar dessa maravilhosa obra e cultivemos filhos na fé, a medida que Ele for concedendo a Sua graça.

Que não deixemos que o nosso orgulho, vaidade, preguiça, ou qualquer pecado, nos impeça de demonstrar o amor de Deus nos nossos relacionamentos. Que vivamos uma vida voltada a pastorear biblicamente uns aos outros, consolidando relacionamentos segundo o coração de Deus, atraindo ovelhas para o pasto celestial, a fim de que haja expansão do Seu reino.

Na medida em que buscamos a Jesus, nos tornamos aptos a cumprir a vontade de dEle por meio do Espírito Santo em nós. Que passemos a buscar mais conhecê-lo. Que usemos toda a influencia que temos sobre as pessoas para arrebanhar pessoas para Cristo. Que não sintamos vergonha ou medo em expressar nosso temor e obediência a Deus, confiemos nEle e o mais Ele fará. Nada é feito por nós, é Cristo que trabalha, nós só somos canal de bênçãos para o seu agir.

 “Estabelecerei sobre eles pastores que cuidarão deles. E eles não mais terão medo ou pavor, e nenhum deles faltará", declara o Senhor.” Jeremias 23.4


Larissa F. Couto

Nenhum comentário:

Postar um comentário